Unidade de Novos Projetos
 

Unidade de Novos Projetos

A Unidade de Novos Projetos – UNP surgiu da necessidade de responder a fenómenos de exclusão social emergentes no concelho de Tavira.

Projetos relevantes desenvolvidos

Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA cujo principal objetivo era proporcionar habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re) inserção ou progressão no mercado de trabalho dos formandos.

Projeto Igualdade: Novos Caminhos! (PIC EQUAL) este projeto resultou da constatação de situações de risco de exclusão social e de desigualdade, no acesso ao mercado de trabalho por pessoas de determinados grupos sociais nomeadamente, desempregadas de longa duração, emigrantes de leste, jovens que abandonaram precocemente o ensino e pessoas portadoras de deficiência.

Projeto RIDAA – Rede para Inclusão da pessoa com deficiência no Algarve e Andaluzia – INTEREEG IIIA projeto piloto implementado nos concelhos de Tavira e Huelva, onde a FIR foi chefe de fila da parceria. O Município de Tavira também foi parceiro neste projeto, e visava a constituição de uma rede de respostas (multidisciplinar e interinstitucional), assegurando desta forma uma resposta integrada às pessoas portadoras de deficiência.

Projeto Alcatruz (Progride e CLDS) teve duração de 5 anos, e tinha como principal objetivo promover a inclusão social de grupos vulneráveis. Envolveu um vasto número de parceiros, nomeadamente, a FIR como entidade executora e o Município Tavira na qualidade de promotor da iniciativa. O Alcatruz - CLDS, surgiu no âmbito do programa Progride, através do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) e visou a promoção da inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos.

Projeto Murjona Júnior uma iniciativa do Programa Escolhas, destinado à população infanto-juvenil, filhos de imigrantes e autóctones, residentes no concelho de Tavira, provenientes de contextos familiares e sociais mais vulneráveis e que revelam maiores dificuldades de integração.

Programa de Integrado de Educação e Formação (PIEF) visava qualificar a intervenção no âmbito do PIEF de acordo com o diagnóstico de necessidades aprovado pelas respetivas Estruturas Responsáveis pela Coordenação do PIEF, legalmente previstas.

Indicadores relevantes:

Medida Vida Ativa 2015/2016

Nº de ações dinamizadas: 3

Nº de beneficiários: 75

Volume de formação ministrada: 19 586h

Execução Financeira: 64%

Alcatruz+ 2015/2016

Nº de beneficiários:

Campo de Férias: 77 Crianças

Estudo Acompanhado: 30 Crianças e Jovens