A Fundação Irene Rolo deu início ontem, dia 22 de outubro, ao Roteiro “Vive a tua Diferença”, uma iniciativa simbólica e itinerante que promove a valorização da diferença, a inclusão e a partilha entre instituições sociais de todo o país.
2025-10-23
A primeira paragem do roteiro teve lugar na Casa do Povo do Concelho de Olhão – Moncarapacho, onde a equipa da Fundação foi recebida com grande entusiasmo por utentes e profissionais da instituição. Este primeiro encontro marcou o arranque oficial de uma viagem coletiva que convida cada entidade participante a deixar a sua marca através da mochila itinerante “Vive a tua Diferença” — um símbolo de união que transportará, de norte a sul do país, pequenos objetos com significado emocional, criados por pessoas com deficiência beneficiárias de cada organização.
A primeira fase do Roteiro “Vive a tua Diferença” decorre no Algarve, entre outubro e dezembro de 2025, envolvendo as entidades algarvias que participaram no festival homónimo realizado em Tavira, em abril deste ano. Após esta etapa regional, a iniciativa seguirá em roteiro nacional, com passagem por todos os distritos do país até agosto de 2026, culminando com uma cerimónia simbólica de encerramento junto de uma entidade oficial de referência nacional.
Durante a sua permanência em cada instituição, a mochila itinerante será o ponto de partida para momentos de partilha, expressão artística e reflexão sobre a importância da diversidade, reforçando o papel do setor social na construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária e consciente.
As instituições participantes são convidadas a partilhar esta experiência nas redes sociais e na página de facebook da iniciativa utilizando as hashtags #roteirodeinclusão #viveatuadiferença #inclusão #diversidade, contribuindo para ampliar a mensagem de valorização da diferença que dá nome à iniciativa.
Leia também:
Feira de Sabores de Natal anima Mercado Municipal de Tavira
Formandos da Fundação Irene Rolo apresentam produtos natalícios confecionados no âmbito dos cursos de Cozinha e Pastelaria/Padaria, num evento aberto à comunidade.
2025-11-25
“Ponte Invisível” une arte e inclusão no Teatro Municipal António Pinheiro
Projeto financiado pelo Algarve 2030 envolveu dança, música e comunidade
2025-11-17
Fundação Irene Rolo promove Mesa Redonda “CUIDA-Me-Te o Eu de quem cuida”
Iniciativa assinala o Dia Nacional do Cuidador Informal e valoriza o papel de quem cuida
2025-11-04
Este site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais