Quinta Pedagógica
 

Pretende-se aproveitar no sítio do Monte dos Frades, uma casa de habitação tradicional e os anexos do assento de lavoura (alpendres, galinheiro, nora, tanque, pocilgo, arrecadação, etc.) para fazer um espaço pedagógico para crianças, em conjunto com a residência do caseiro responsável pela horta a qual tem cerca de 1 há de regadio.

Mantêm-se as estruturas ainda sujeitas a possível reabilitação e constroem-se de novo outros edifícios, acessos e parqueamento de viaturas.

Pretende-se criar um espaço de lazer e pedagógico que sirva em primeiro lugar os clientes das valências sociais da Fundação e complementarmente a quinta pode ser visitada e disfrutada por outros grupos de crianças e jovens para atividades lúdicas.

O programa da Quinta Pedagógica prevê:

- Cafetaria, na entrada para apoio aos visitantes com uma pequena esplanada exterior e um pequeno parque infantil exterior;

- Casa de Forno onde se pretende recuperar as técnicas tradicionais da cozedura em forno de lenha;

- Receção, com uma pequena área de exposição dos produtos da Quinta;

- Instalações Sanitárias de apoio;

- Casa do Caseiro;

- Salas de atividades;

- Pocilgo e Capoeiras;

- As cavalariças, palheiro, armazém para alfaias e telheiro;

- Tanque de rega

O investimento global previsto ronda os 200.000 euros. A obra em função dos apoios financeiros a obter, poderá eventualmente ser executada no período 2015-2017.